sexta-feira, 27 de maio de 2011

Avaliação Inbstitucional e da Aprendizagem

TEXTO: “AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E DA APRENDIZAGEM

A avaliação institucional é um instrumento de aperfeiçoamento do projeto pedagógico da escola. É fundamental que haja processos de avaliação, pois a avaliação se coloca como mediadora no crescimento da comunidade escolar.
O tema da avaliação tem se constituído em objeto de constantes e intensas discussões, ao longo do tempo, por todos aqueles envolvidos com os processos de ensino e da aprendizagem.
A nossa escola procura analisar estratégias bem sucedidas de envolvimento da comunidade escolar e quais os efeitos de articulação que elas estão proporcionando no cotidiano da escola. A mesma conta com os colegiados ou grupos organizados (Conselho de Escola e associação de pais, alunos e funcionários), integrados ao projeto de avaliação da escola. Procuramos sempre ter o cuidado para que essas ações não sejam fragmentadas, nem tão pouco momentâneas. Obtendo sempre uma interação e continuidade das ações em excussões.
Acreditamos que o sucesso de uma avaliação, como de qualquer atividade em nossa vida, depende de termos claros os “porquês”, os “para quês”, como também os “como”. As ações devem ser identificadas, quais as tecnicamente pedagógicas; administrativas e as que dizem respeito a relação pessoais.
Como acabamos de citar, pode-se organizar e desenvolver a avaliação institucional numa perspectiva de gestão democrática. É preciso construir no ambiente escolar um processo participativo e reflexivo, como também acreditar na utopia educacional que move a nossa prática cotidiana e que nos leva a participar de uma sociedade fundada na justiça social.
Quando a equipe escolar trabalha na perspectiva de buscar novos rumos para a avaliação, essa instituição deixa de encarar o ato de avaliar como punição para se transformar em prática diagnóstica dos potenciais das possibilidades e do conhecimento já construído e em construção para todos os envolvidos no processo de aprendizagem.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial